sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Em casa só falamos Português! Será?

Desde que a nossa filha nasceu, nós tentamos manter dialogos somente em português. Isso ajuda a pequena a reconhecer a estrutura das frases em português e até mesmo a enriquecer o vocabulário dela.

Bom, a cada dia minha filha tem aparecido mais e mais com palavras e frases em inglês. O que acho é que o universo de assuntos que temos em casa não é o mesmo que ela aprende na creche.

Um dia destes eu estava indo deixá-la na creche quando ela disparou:

Sarah - Daddy, não quer escola!
Eu - Por que você não quer ir par a escola?
Sarah - Daddy, I wanna go shopping!
Eu - (cara de espanto ) - Mas filha, o que você quer comprar?
Sarah - I wanna buy ice cream! I love Ice Cream!

Fiquei sem saber o que comentar e chegamos na escola. Fui conversar com a gerente da creche e contei a história, aí ela falou, Ah, sempre brinco com ela de comprar ice cream.

Bom, se eu quiser que ela tenha o mesmo diálogo em português, vou ter que ter a mesma brincadeira em protuguês.

Ainda bem tem aqui em Calgary tem o projeto Tim Do Lêlê, onde a Sarah aprende português brincando. Durante o verão foi recesso, mas já já ela vai voltar para as aulinhas de português!


Obs: No final do blog tem um calendário com os eventos de Calgary

Um comentário:

Wesley disse...

Poxa, que legal.
Eu e minha esposa pretendemos também nos mudar pro Canadá, provavelmente pra Calgary. Vamos ter nossos filhos somente após imigrar e ele também deve crescer ouvindo somente português em casa.
Achei muito legal esse teu diálogo com a tua filha, parece que ela entende mas não sabe ainda se expressar. Fico imaginando como serão os meus :)

Tudo de bom pra vocês.

Pesquisar